top of page
Blog

Categoria Mini 2T traz padrão internacional para cadetes e mirins no kart brasileiro

Foto do escritor: Piloto paiPiloto pai

motor e chassis  mini 2T

Com motor 2 tempos a Mini 2T é a categoria com padrão internacional para cadetes e mirins no kart brasileiro


A Mini 2T é destinada a jovens pilotos com idade entre 8 e 12 anos, possui equipamentos que estão alinhados com os utilizados em competições na Europa e nos Estados Unidos, facilitando o processo de aprendizado para pilotos que aspiram correr no exterior. Além disso, a atualização melhora a preparação para aqueles que estão avançando no Brasil, passando a competir na categoria Júnior Menor no próximo ano.


Chassis

A principal característica da MINI 2T é utilizar motores de ciclos de 2 tempos em vez dos tradicionais motores de 4 tempos usados no Brasil para pilotos nessa faixa etária, na categoria Cadete e Mirim. Para a categoria a CBA homologou os novos chassis do Grupo 3 da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para competições no Brasil.


Chassis Mini de Kart Grupo 3 Mini 2t
Foto reprodução

A Concept saiu na frente com o primeiro chassis homologado e a Mini logo na sequência. A Bravar e Thunder também tiveram seus chassis homologados a tempo para a Copa do Brasil. Mega e TechSpeed ainda não anunciaram quando vão entrar na categoria.


Grupo 3

Internacionalmente são 3 categorias principais para kart, OK, OK Jr e Grupo 3, a antiga categoria Mini, destinadas aos pilotos na idade de cadete.


largada mini 2t copa do Brasil

Com chegada da categoria Mini 2t os pilotos brasileiros tem condições de competir com o mesmo equipamento padrão internacional, usados por pilotos da Europa e Estados Unidos, assim chegarem em um nível de competição equiparado à eles mesmo em categorias futuras.


Competições nacionais

No ano passado, a categoria estreou em competições nacionais no Campeonato Brasileiro, e Lourenço Varela se tornou o primeiro campeão. Esse ano a categoria teve 17 pilotos inscritos no na Copa do Brasil, já com os novos Chassis Grupo 3, com o Guilherme Busato se consagrando campeão.


Pódio Mini 2T Copa do Brasil (FGCom)
Pódio Mini 2T Copa do Brasil (FGCom)

Ainda esse anos a categoria estará presente no Paranaense de Kart entre os dias 6 e 9 de setembro em Londrina e o Mineiro RBC / Open do Brasileiro a partir de 4 de novembro.


Já em 2024, além dos campeonatos nacionais Copa do Brasil e Brasileiro, a Mini 2T FIA Regional Cup, primeiro campeonato de kart homologado pela FIA, junto com as categorias OK e OK Júnior. A competição será organizada pela CBA. Além de outros campeonatos estaduais espelhados pelo Brasil em etapas esporádicas.


Sendo assim, não faltará oportunidade para o crescimento da categoria e dos pilotos no Brasil.


Custos

Visto como umas das categorias mais caras do kart, as categorias com motorização de 2 tempos costumam assustar aos pais, mas a Mini 2T vem com o objetivo de ser um equipamento mais barato que os convencionais da Junior e Junior Menor, com uma manutenção e locação mais barata também.


Piloto Felipe Sanches - Motor KTT (Foto Reprodução)
Piloto Felipe Sanches - Motor KTT (Foto Reprodução)

O valor do motor até Julho de 2023 estava em torno de R$13.000 e o chassis R$12.000, mas com um período de manutenção bem menor comparado a Junior menor. O motor também pode ser alugado para treino por R$ 600 por hora. A locação também será padrão nas competições da categoria.



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Logo do Kart Pai Kart Filho
  • Instagram
  • Youtube

© 2023 by KPF Race Design e Marketing

bottom of page