![Kart 128 - Copa do Brasil](https://static.wixstatic.com/media/dcf684_99ec4da1bac24232866895b6710fe401~mv2.webp/v1/fill/w_980,h_653,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/dcf684_99ec4da1bac24232866895b6710fe401~mv2.webp)
Não está afim de ler todo o regulamento da Copa do Brasil de Kart desse ano? Esse post é pra você.
Com 23 páginas e mais adendos, o regulamento da Copa do Brasil de Kart de 2023 parece ser um monstro de sete cabeças, mas nós resolvemos deixar ele mais fácil pra você, pai de piloto ou piloto que vai para o seu primeiro campeonato nacional.
Quando e onde:
Dividido em dois grupos, o campeonato acontece entre os dias dias 19 e 29 de Julho de 2023, na cidade de Penha em Santa Catarina. Sim, a cidade do parque e kartódromo Beto Carrero. As categorias de kart infantil acontecem majoritariamente na primeira semana, chamada de Grupo 1 com Mirim, Cadete e Mini 2T. Já a F4 Junior e Junior menor acontecem na semana seguinte no Grupo 2.
Os pilotos, karts e categorias devem seguir a RNK, Regulamento Nacional de Kart, que não tem jeito, seu chefe de equipe e mecânico devem saber de trás pra frente.
Inscrição e Identificação
Após inscrição feita, o piloto terá um número irá no kart junto com a identificação da sua categoria, na gravata do kart, sendo:
Mirim – M;
Cadete – C;
Júnior Menor – JM;
Fórmula 4 Júnior – F4 J
Mini 2T – M2T
Só poderão adentrar ao parque fechado e à pista pilotos inscritos, chefe de equipe e mecânico devidamente identificados por credencial disponibilizada pela CBA. Fotógrafos, coach e analistas de telemetria precisam solicitar cadastramento direto com a CBA. Lembrando que as equipes precisam estar pré-cadastradas no site da CBA para a competição antes da inscrição na Copa do Brasil.
Os pilotos fazem e pagam o valor da inscrição, aluguel de motores e eixo traseiro, além dos custos do combustível e pneus, sendo eles dois jogos de pneus de tempo seco e um de pista molhada, obrigatoriamente.
Motores e Eixo
Os motores e eixos são locados do fornecedor oficial do campeonato e sorteados, com o acompanhamento permitido para todos os competidores. E os danos são por conta do competidor.
Para troca de motores com "defeito", o que não dá punição ao competidor somente será possível nas condições abaixo:
A) Se houver quebra do pistão;
B) Se houver quebra da biela;
C) Se houver a fusão da biela;
D) Se houver a quebra do eixo da biela;
E) Se houver vazamento de óleo em decorrência de quebra interna (4 tempos)
F) Se houver quebra da arruela de encosto da biela;
G) Se houver a quebra do virabrequim;
H) Se a rosca do prisioneiro da curva espanar.
I) Se a rosca do cabeçote espanar.
J) Se houver quebra de válvula (4 tempos)
Participantes
Será permitido no máximo 36 pilotos por bateria e caso nas categorias com inscrição superior a este número eles serão distribuídos em grupos de no máximo 18 pilotos, definidos após a tomada de tempo.
TOMADA DE TEMPO
A tomada de tempo terá 6 minutos e poderão ser divididas em grupos, de acordo com a quantidade de inscritos por categoria.
COMPETIÇÃO
Os grupos se enfrentam em baterias, para que um piloto possa competir com todos os outros durante as classificatórias, com a posição de largada de acordo com a tomada de tempo.
Ao fim das baterias classificatórias seguem na competição os 36 pilotos que perderem menos pontos vão pra final. Sim, você perde pontos ao invés de ganhar:
0 1º colocado perde 0 ponto;
0 2º colocado perde 2 pontos;
0 3º colocado perde 3 pontos
e assim por diante.
A posição de chegada da final define o pódio, o vencedor e a classificação final da categoria no campeonato.
BATERIAS
As baterias terão a seguinte quantidade de voltas de acordo com a tabela abaixo:
Categoria | Classificatórias | Final |
Mirim | 10 voltas | 15 voltas |
Cadete | 10 voltas | 15 voltas |
Mini 2t | a definir | a definir |
Junior Menor | 15 voltas | 17 voltas |
F4 Junior | 15 voltas | 17 voltas |
Em caso de definição pela diretoria de situação de corrida na chuva, a corrida será por tempo máximo + 1 volta.
EQUIPAMENTO
É necessário que o kart, macacão e capacete sejam homologados para a sua categoria conforme o RNK (Regulamento Nacional de Kart) e mesmo no prazo de homologação, os equipamentos devem estar em condições de uso no momento da vistoria técnica e das corridas.
IMPORTANTE:
Lembrando que essa postagem é um resumo informativo para facilitar o entendimento dos pais e pilotos que vão ou querem correr nas categorias infantis e juvenis da Copa do Brasil de Kart de 2023, mas a leitura de todo o regulamento e a RNK deve ser feita pela sua equipe, para que o competidor seja instruído para proceder de maneira correta durante toda competição.
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